segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Um novo olhar... Linux


Estou fazendo um curso no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) sobre o Sistema Operacional Linux com a professora Elyene Adorno.
Trabalho em uma escola municipal de Antonio Cardoso que foi agraciada pelo programa do governo de Inclusão Digital o Proinfro.No início não estava muito empolgada, mas como professora e psicopedaga tenho que estar aberta as novas formas de conhecimento, haja vista que a globalização nos empurra a essa enxurrada de informação.
Vejo hoje o software livre (Linux) com outros olhos, tudo é uma questão de informação e conhecimento, antes pra mim o Windows era tudo, mas agora estou tento a oportunidade de conhecer melhor o Linux e vejo o outro lado de um software que me permite conheçê-lo e crescer com suas evoluções.
O Linux não é um bicho de sete cabeça como propagam por aí, as ferramentas que utilizamos no windows não é muito diferente no Linux, tudo é uma questão de nomenclatura e não corremos o risco de sermos infectados por aqueles terrivéis vírus que circulam na internet.
Utilizando esse sistema não precisamos está infligindo lei nenhuma, vamos está trabalahndo na legalidade, já que uma licença custa uma fortuna, limitando assim sua legalidade nas milhares de máquinas espalhadas por esse mundo digital.
Enquanto educadora mesmo não querendo sirvo de modelo para meu público e por isso não posso contribuir na formação de um cidadão consciente e crítico se ao invés de educar e conscientizar eu insentivo a pirataria, a ilegalidade.
Por isso educadores de meu Brasil varonil divulgem e se abram a essas novas mudanças visto que como diz Freire, "somos seres inacabados" e por esse motivo devemos estar sempre em busca de superar desafios, dilemas vivenciados em nossa profissão com o intuito de ressignificar sempre nossa prática docente.


4 comentários:

  1. Raquel, parabéns pelo seu trabalho no Curso Linux. Parabéns pelo seu empenho e incentivo aos colegas. Saiba que o seu empenho e dedicação serviu de modelo para muitos outros.
    Beijos,
    Elyene

    ResponderExcluir
  2. Olá colega consegui criar o meu blog com a ajuda da formadora Eliene. Não esqueci do seu esforço de tentar ajudar-me.
    Deus te projeja e te guarde.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns "Professora".
    Mente aberta é um dos principais espíritos de ser formadora de opinião.
    Mais um exemplo que você nos mostra.
    Continue sempre assim, cabeça pra frente, muita fé, e claro, com BEL no coração.


    http://joaopereira10.blogspot.com/2010/02/seja-livre-use-software-livre.html

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Advogado,
    Vindo de vc sei que és um elogio sincero.
    Com certeza continuarei assim, se Deus quiser com a cabeça aberta para novas descobertas, muita fé e claro "Bebel" sempre no coração.

    ResponderExcluir